>  >  > 
Explore Portugal e descubra com a gente as delicias dessa terra

Portugal tem muitas cidades a aguardar a sua visita. Os terrenos montanhosos da Beira Baixa encantam qualquer turista: uma paisagem única, tradições milenares e sabores genuínos.

O Fundão: entre o xisto e a história

O Fundão é uma simpática cidade situada na Cova da Beira, um ramo da Serra da Gardunha, por onde atravessam sazonalmente os pastores e os rebanhos. A cidade é pequena, nas ruas encontramos ainda o comércio tradicional, e os percursos pedestres são premiados pelas águas cristalinas do rio Zêzere e por inúmeras espécies animais e vegetais no seu habitat natural. A rota da cereja, a rota do queijo e o passeio pela aldeia histórica e pelas aldeias do xisto são percursos obrigatórios.

Castelo Branco: o museu a céu aberto

A cidade de Castelo Branco é conhecida pelos bordados das colchas e pelos tradicionais queijos, vinhos e azeites, logo só podemos esperar bom artesanato e óptimos sabores, e de certo não ficamos decepcionados. É uma cidade com uma intensa vida académica, que anima a vida nocturna da pacata cidade que ainda mantém a arquitectura típica, e os monumentos e igrejas seculares a par com o ambiente jovem e cultural que enche a cidade. Se andarmos poucos quilómetros encontramos as aldeias tradicionais graníticas do concelho.

Portalegre: cidade das tapeçarias

Saindo de Castelo Branco, e após muitas curvas, encontramos Portalegre, localizada no Parque Natural da Serra de S. Mamede, Norte Alentejano. É uma cidade com um valioso espólio de arqueologia industrial. A arte da manufactura das tapeçarias é o “ex-libris” da cidade, sem desvalorizar patrimónios arquitetónicos como a Sé Catedral, o Castelo, o Museu Municipal, a Casa Museu José Régio e o Mosteiro de S. Bernardo. As paisagens são magníficas como na vista da cidade no Miradouro de Santa Luzia ou do Pico de S. Mamede.

Cathedral of Portalegre, Portugal

Photo 1 : Castelo Branco, © Tiago Ladeira – Fotolia.com

Photo 2 : Portalegre, © anasztazia – Fotolia.com

Comments

comments

Compartilhe o artigo