>  > 
Jornadas Europeias do Património: participe você também desse evento!

As Jornadas Europeias do Património vão decorrer nos dias 20, 21 e 22 de Setembro de 2013 por todo o país, o programa tem o tema Património/Lugares e há atividades gratuitas.

O que são as Jornadas Europeias do Património?

As Jornadas são um projeto europeu anual que tem como objetivo sensibilizar-nos para o valor e a dimensão cultural do património que nos rodeia. O tema desta edição é património/lugares e pretende exprimir a dimensão cultural da sociedade, a importância da sensação de pertença aos locais, estimulando a aproximação física e emocional ao património. O evento envolve cerca 50 países, e em Portugal a entidade responsável é a Direcção-Geral do Património Cultural.

As atividades culturais a decorrer nas jornadas

As Jornadas Europeias do Património promovem diversas atividades culturais que decorrem em todo o país. O programa inclui visitas públicas a espaços monumentais e a locais com interesse histórico e patrimonial, com visitas guiadas e visitas temáticas; workshops, palestras, conferências, debates e seminários sobre o tema; espetáculos artísticos em lugares históricos, animações de rua, recriações e encenações históricas, maratonas fotográficas, peddy papers, rally papers e jogos tradicionais; exibição de documentários, filmes e debates. Muitas atividades são de acesso livre e gratuito.

O que visitar

Destacamos a visita ao Porto pelo percurso do “Amor de Perdição”. No Panteão Nacional acontecerão percursos pedrestes por Alfama, Fado, exposições e visitas guiadas ao monumento. A sul, Portimão apresenta oficinas temáticas e as recriações históricas nos monumentos megalíticos de Alcalar. Dia 20 de Setembro é possível visitar a Fragata D. Fernando II e Glória e na Praias das Maças poderá participar na visita guiada ao Santuário consagrado ao Sol e à lua, com acesso gratuito. Dia 21, em Estremoz, vá à rota do Mármore do anticlinal.

Photo : traditional portuguese guitar, © Dimitri Surkov – Fotolia.com

Comments

comments

Compartilhe o artigo