>  >  > 
Visitar na região do Douro

O primeiro elemento do Douro: a terra

Embora seja acessível de comboio ou autocarro, é de carro que a região do Douro merece ser explorada. Situada a nordeste de Portugal, o Douro estende-se por mais de 4000km2 distribuídos por dezanove concelhos. É entre paisagens deslumbrantes de culturas vinhateiras que se escondem percursos pedestres ou de bicicleta apropriados para quem aprecia passeios de sonho desfrutados com os pés bem assentes na terra. Venha apreciar o Douro e descobrir um tesouro!

O segundo elemento do Douro: a água

Como uma pintura, a região do Douro parece ter sido pensada, desenhada, calculada. A sua beleza natural, assim como a das culturas das suas encostas, é apropriadamente interrompida pela passagem do rio. Para os amantes do elemento água, estes permitem subidas e descidas de barco ou de canoa em passeios calmos ou radicais, conforme o gosto dos seus exploradores. Não fique à margem e venha experimentar esta viagem!

rio Douro

O terceiro elemento do Douro: o fogo

Na sua variedade, o Douro também tem presente o elemento fogo, sobretudo de inverno! Trata-se do fogo da lareira ou do fogão! A região do Douro é muito propicia ao ar-livre, mas convém escolher a época. Para os viajantes mais caseiros e para quem gosta de um friozinho, um passeio ao Douro no inverno é ideal para se refugiar num hotel da região e degustar a gastronomia calorosamente. Mesmo com frio, pode avistar o rio!

O quarto elemento do Douro: o ar

Inspire e expire! Embora o elemento ar não se veja, é o que mais salta à vista na região do Douro. Graças ao respeito pela natureza, é de uma forma nobre que o homem vai deixando o seu marco nesta região. É com orgulho alheio que o desafiamos para um passeio de parapente a fim de observar toda a paisagem e o equilíbrio das explorações agrícolas. Não fique aí parado, o Douro quer ser sobrevoado!

explorações agrícolas

O quinto elemento do Douro: você

O tesouro da região do Douro consta na conjugação perfeita entre os quatro elementos, terra, água, fogo e ar. Mas de que serviria tamanha jóia se não existisse quem a apreciasse? O quinto elemento do Douro é você! Seja bem vindo! Tire tempo para passear, guiar, descansar, mergulhar, saborear, respirar, ler, esquecer, aquecer e aproveitar o que Portugal tem de melhor para lhe oferecer. Não perca mais tempo e venha ser o quinto elemento!

Fotografia 1 : vinhateiras © PHB.cz – Fotolia.com

Fotografia 2 : rio Douro © george kuna – Fotolia.com

Fotografia 3 : explorações agrícolas © visualcortex – Fotolia.com

Comments

comments

Compartilhe o artigo