>  >  > 
Castelo em Sintra : passeio pela história

Passear pelo Castelo em Sintra é deambular-se por séculos portugueses, desde a cultura árabe, passando pelo romantismo, indo até aos dias atuais.

Se procura tesouros, visite o Castelo dos Mouros!

O único Castelo em Sintra é o Castelo dos Mouros. É paragem obrigatória para quem visita esta velha vila portuguesa. Originalmente dos mouros, árabes convertidos ao cristianismo, passa a ser português depois das conquistas da Vila de Sintra pelo primeiro rei de Portugal D.Afonso Henriques, no século XI. D.Afonso Henriques, demasiado concentrado em adquirir outras zonas do país, nunca deu a atenção merecida a este actual tesouro! Contudo, mais tarde, no século XIX, D.Fernando II encanta-se e resolve restaurá-lo reparando muralhas e transformá-lo agradavelmente implantando mais arvores. Desta feita, Sintra tornou-se o actual magnifico jardim que todos os visitantes apreciam em qualquer altura do ano. Os acessos da Vila à Serra também foram melhorados nesta reconstrução e são hoje usados por todos nós.

Castelo dos Mouros

Se procura formosura, observe a arquitectura!

Para comprovar toda historia, podemos observar a respectiva arquitectura de todo o monumento. O seu encanto e mistério deve-se também à sua irregularidade. Ao longo do tempo, os amantes da historia permitiram conservar vestígios das civilizações que por ali passaram. Dos mouros a herança são dois silos cravados nas rochas instaladas antes da entrada das muralhas interiores do castelo, assim como uma porta em arco de ferradura. A antiga cisterna de água é um marco na paisagem. Dos reis de Portugal herdámos a pérola de vegetação que cobre Sintra de uma manta de cor verde e faz dela um jardim do mundo. A altura das suas muralhas oferece-nos uma vista deslumbrante sobre a serra e o oceano Atlântico. Vale a pena dar asas à vista e perder-se na paisagem enquanto nos imaginamos príncipes e princesas de contos de reis.

Castelo em Sintra

Se a intenção é sonhar, deve Sintra visitar!

É possível chegar a Sintra por três acessos conforme o local onde estiver. Alugue um carro e chegue a esta acolhedora Vila pela IC19 se estiver em Lisboa, pela IC30 desde Mafra ou pela EN9 através da A5 se se encontrar em Cascais. Para além do Castelo dos Mouros, poderá descobrir o Palácio da Pena assim como a igreja românica de São Pedro de Canaferrim. Antes de subir, visite a igreja de São Pedro de Penaferrim, passeie pela sua infância no museu dos brinquedos e tire tempo para desfrutar da excelente gastronomia nos restaurante típicos da Vila, assim como do artesanato local. Ruas estreitas coloridas por lojas de produtos feitos à mão com o aconchego português são o cenário que encontrará à entrada da Serra. A pé ou de carroça, deixe que o tempo de hoje o leve pelos tempos de outrora.

Castelo dos Mouros

Sintra e o seu castelo encantam em qualquer altura do ano! Das ruas aos monumentos, por tempos antigos e modernos, é um passeio inesquecível! De Inverno ou de Verão, explore Sintra em qualquer estacão!

Fotografia 1 : Castelo em Sintra © Taiga – Fotolia.com

Fotografia 2 : Castelo dos Mouros © Jose Ignacio Soto – Fotolia.com

Fotografia 3 : Castelo em Sintra © spiritofamerica – Fotolia.com

Fotografia 4 : Castelo dos Mouros © Ionut David – Fotolia.com

 

Comments

comments

Compartilhe o artigo