>  > 
Ecoturismo : desfrutar da natureza

Mudam-se os tempos, mudam-se as consciências

Há pouco tempo atrás, o meio-ambiente consistia num assunto levado de forma ligeira. As zonas verdes eram pontuadas pelo abandono de restos de comida ou embalagens de plástico vazias. Progressivamente houve um esforço para educar o ser humano na sua relação com a natureza. De Primavera para Primavera, foram-se registando aumento nas indicações de como usar estes espaços de lazer verde no intuito de orientar o uso do mesmo. Sendo a natureza um bem de todos é urgente protegê-la! Hoje, a postura do homem perante a natureza está consideravelmente modificada para melhor. Campanhas publicitárias, reportagens, congressos sobre a devastação das florestas e a consequente extinção de animais deixam bem claro o impacto que o ser humano e a sua ganância têm na natureza. Estas informações matam a ignorância da grande maioria. Nesta sequência, surge uma nova vertente de gozar a natureza: o ecoturismo.

A natureza a dois

O ecoturismo consiste na associação do homem à natureza numa mutualidade vantajosa. Nós usufruímos da natureza respeitando-a na medida em que aproveitamos os seus recursos naturais sem a prejudicar. Portugal acolhe orgulhosamente, de Norte a Sul do país, conjuntos turísticos sob este conceito. Por exemplo, o Parque das Pedras Salgadas situado no concelho de Vila Pouca de Aguiar, interior Norte do país, oferece estadias sumptuosas nesta recente versão de turismo. Por entre caminhos na natureza, chegamos a casas nas arvores que se fundem no coração da paisagem tanto na cor como na forma. É um deleite entregar-se ao ritmo e sabor das estações. A pé ou de bicicleta, aproveite o que naturalmente se lhe oferece na companhia de quem mais quiser!

A natureza a sós

Odemira

No concelho de Odemira, a Sul de Portugal, está alegremente instalada a Figueirinha. Face às elevadas temperaturas que se fazem sentir na primavera e no verão nesta zona do país, é uma casa familiar com espaços particulares para cada ocasião do dia. A mesa do pequeno-almoço encontra-se à sombra de uma arvore. A piscina biológica estende-se pelo terreno aberto. As camas de rede são suficientes para uma sesta diferente todos os dias! Muitos dos produtos que se consomem são produzidos na horta da herdade. Fora da Figueirinha são possíveis passeios até praias escondidas da magnifica Costa Vicentina.

A natureza em família

Zambujeira do Mar

Situado na Zambujeira do Mar, daí o seu nome, o Zmar é uma área rural projectada para o Ecoturismo. Tendas, caravanas, casas e chalés são as várias versões de habitação que lhe são oferecidas neste espaço destinado a ferias em família! Difícil será mesmo escolher uma das múltiplas actividades possíveis: arvorismo, passeios de bicicleta, ténis, tiro ao arco, matraquilhos humanos, natação e percursos terrestres. É neste cenário construído pelo homem sem perturbar a paisagem que ensinará às gerações seguintes o que nós demorámos tanto a aprender: a nossa cooperação com a natureza.

Fotografia 1 : Madeira © Galyna Andrushko – Fotolia.com

Fotografia 2 : Odemira © mayo1 – Fotolia.com

Fotografia 3 : Zambujeira do Mar © A.Hornung – Fotolia.com

Comments

comments

Compartilhe o artigo