>  >  > 
Parque Nacional Peneda-Gerês

No topo norte de Portugal encontra-se o Parque Nacional Peneda-Gerês, que se estende pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Trata-se da mais importante área protegida de Portugal, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

Parque Nacional Peneda-Gerês: uma Reserva Mundial da Biosfera em Portugal

O Parque estende-se por 70.290 hectares nas serras da Peneda e do Gerês, com uma área tão vasta, você fará passeios delciosos e relaxar ao som da fauna e flora locais. Noutros tempos o urso-pardo reinava por estas paragens. Atualmente é o lobo que é o rei e senhor destas terras. Nos céus pontifica a águia-real, que se alimenta de uma enorme variedade de répteis e peixes, nomeadamente a truta e o salmão. Também por todo o Parque podem ser avistados os garranos, cavalos de pequeno porte que vivem em estado semisselvagem e que foram outrora utilizados para os trabalhos do campo. São animais dóceis que não receiam o contacto com o Homem. Atualmente a raça é protegida sendo o Gerês um santuário para esta espécie.

parque nacional peneda geres
Thinkstock – Todos os direitos reservados – ©Armando Frazao

Homem e natureza em perfeita harmonia

O Parque Natural Peneda-Gerês resulta das influências atlânticas, mediterrânicas e continentais que, aliadas à altitude, produzem das mais bonitas paisagens que os olhos podem vislumbrar. No Parque encontra-se uma grande riqueza ao nível da flora, destacando-se os bosques bétulas, vidoeiros, carvalhais e pinhais, entrecortados por campos de cultivo e pastagens. Destacam-se também as matas de Albergaria, do Cabril e do Ramiscal. Os vales dos vários cursos de água que passam pelo Parque são verdadeiros paraísos onde as atividades humanas se fundem em perfeita harmonia com a natureza.

parque nacional peneda geres
Thinkstock – Todos os direitos reservados – ©Luis Pedrosa

Tour pelo parque

Num tour pelo Parque sugere-se uma visita à localidade de Castro Laboreiro, famosa pela raça de cães Castro Laboreiro e pelo castelo medieval. Continue o tour com uma visita a Lindoso, onde encontrará os espigueiros e um castelo medieval do séc. XIII. Encontre a aldeia de Pitões das Júnias, onde se localizam as ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, a aldeia de Soajo, com o seu grande aglomerado de espigueiros e magnificas vistas para o vale do Rio Lima. Um tour pelo Parque Nacional Peneda-Gerês convida a apreciar as belas paisagens, a usufruir de piscinas naturais de águas límpidas, a confraternizar com os acolhedores e simpáticos habitantes. Convida também a passeios pelos mais recônditos locais que o vão deslumbrar pela beleza natural ainda intacta, seja de bicicleta, seja a pé.

Comments

comments

Compartilhe o artigo