>  > 
As estradas mais bonitas do Vale Douro

Torne-se mestre no Douro de caminhos terrestres

Inverta os sentidos e dê um grande impulso à sua viagem iniciando-a pelo fim! Em vez da fonte, comece pela foz do rio Douro, a cidade do Porto, cujo centro histórico é considerado Património Mundial pela Unesco. Na outra margem localiza-se Vila Nova de Gaia, um autêntico centro comercial de caves que conservam tão sobriamente as inúmeras e deliciosas versões desse líquido mágico e saboroso que é o vinho. Para entender melhor a produção deste elixir, de carro ou de comboio, siga os caminhos terrestres trocando as sombras pelo sol, admirando os extensos socalcos de vinhas, perdendo-se na paisagem e, sobretudo, embriagando-se no grandioso esplendor da natureza de um vale de ouro!

Descubra o ouro das estradas no Vale Douro!

A região do Douro é rica em pequenas freguesias onde, para além do rio, a arquitectura, a gastronomia e a historia convidam a outros interessantes mergulhos. Se viajar de carro, a Régua, por exemplo, sendo considerada uma das primeiras etapas da viagem, é obrigatória. Regue a sua partida com a degustação dos vários tipos de vinhos junto com especialistas e apimente-a com uma visita a umas das quintas da região onde ainda hoje se conta a vida da “Ferreirinha”. Siga a descoberta por freguesias como o Peso da Régua, Pinhão e Lamego. De comboio terá o privilegio de cruzar inúmeros túneis fundidos na paisagem do Douro vinhateiro e numerosas pontes, quais ornamentos deste cenário natural! Será fácil entender, mesmo sem querer, o sentido das palavras que adjectivam as riquezas deste vale elevado de forma tão nobre.

estradas vale douro
Thinkstock – Todos os direitos reservados – ©gkuna

Implante um novo marco descobrindo um passeio de barco!

Para um passeio diferente, mas igualmente recomendável, propomos que refresque vagarosamente as perspectivas do vale subindo pelas estradas fluviais do rio Douro num ritmo escolhido por si. Desde um dia ou mais, o seu passeio demorará o tempo que decidir. Saiba apenas que o Vale Douro se estende por 225 quilómetros de beleza paisagística única que faz jus ao seu valioso nome. Quanto mais descobrir, mais vai querer apreciar! Se ainda não conhecer, renda-se! Se já tiver experimentado, relembre! Deixe-se surpreender e encantar por este passeio de barco.

Alugue um carro e aprecie ainda mais o Douro

A região ao redor do Vale é lindíssima e pode ser ainda mais apreciada se estiver de carro. Se optar pela rota saindo do Porto, não deixe de passar por Vila Real e Vila Flor, por exemplo, cidades históricas e com bela arquitetura. Como já mencionado, aproveite também o carro para alcançar cidades como Peso da Régua, Pinhão e Lamego, todas de difícil acesso sem carro.

Estradas vale douro - Lamego
Thinkstock – Todos os direitos reservados – ©Rene Drouyer

Comments

comments

Compartilhe o artigo