>  > 
Província do Ribatejo de carro

O Ribatejo, tal como o nome indica, é uma província que se estende ao longo do Rio Tejo acompanhando as suas margens quer do lado Norte, quer do lado Sul. Conhecer o Ribatejo de carro é uma opção estimulante. Esta província tem o seu roteiro turístico denominado de Rota da Vinha e do Vinho do Ribatejo, repartida por quatro circuitos: o do Tesouro Gótico, dos Toiros e dos Cavalos, da Beira Tejo e do Tesouro Manuelino. Se começar a viagem na capital, o percurso dura cerca de uma hora. Estes são os passeios mais famosos para fazer na Província Ribatejo, vá e explore-os!

Santarém – aventura gótica

Santarém é conhecida como a “Capital do Gótico”, dado as inúmeras igrejas e monumentos desse estilo que alberga. Visitar estas belezas arquitectónicas é uma das principais coisas para fazer na Província Ribatejo e de lá se pode ainda vislumbrar o Vale de Santarém, com o Rio Tejo a acompanhá-lo, e a Lezíria do Tejo a perder de vista. Merece uma visita especial e tranquila, marcando o seu próprio ritmo, de preferência de carro para aproveitar todos os cantinhos dessa bela cidade e o caminho a percorrer.

Tomar – cidade dos Templários

Ribatejo de carro - Tomar
Thinkstock – Todos os direitos reservados – ©Helder Almeida

 

Conta entre os seus monumentos o Castelo e o Convento de Cristo, que pertenceu à Ordem dos Templários e declarado pela UNESCO Património Mundial, situados na zona mais alta de Tomar. Passear no jardim que ladeia as margens do Rio Nabão é um dos principais passeios para fazer na Província Ribatejo.

Rota dos Vinhos do Ribatejo

Pode optar e fazer um circuito que lhe permitirá percorrer o Ribatejo de carro: a Rota dos Vinhos do Ribatejo desde Samora Correia passando por Almeirim, Cartaxo, Golegã, entre outras localidades onde é possível visitar as quintas com vinha e provar os seus vinhos. É ainda possível conhecer as de criação de cavalos e de toiros.

Ribatejo de carro - vinhos do Ribatejo
Thinkstock – Todos os direitos reservados – ©inaquim

 

Santuário de Fátima e o Roteiro das Grutas

Ainda na Província Ribatejo, pode optar mais a Norte por uma visita às Grutas de Mira D’Aire e da Serra dos Candeeiros. Poderá aproveitar e dar um salto até à Cova da Iria para visitar um dos mais importantes locais do culto mariano a nível mundial, o Santuário de Fátima.

Estes são apenas alguns dos sítios que aguardam por si na Província do Ribatejo, venha conhecer essa região e apaixone-se!

Comments

comments

Compartilhe o artigo