>  >  >  > 
Faça a sua escolha entre as melhores viagens de carro por terras italianas

Com picos cobertos de neve, costas acidentadas, paisagens verdejantes e toda a envolvente, alugar um carro em Itália é uma óptima forma de explorar tudo o que o país tem para lhe oferecer. Fazer-se à estrada em terras italianas é bem mais do que um meio para alcançar um fim; com paisagens assim tão deslumbrantes, a viagem por si só é tão válida quanto o destino.

 

 

Planeie a sua viagem de carro por terras italianas – a Toscânia

Road-trip-Italie-Toscane-538774235

Embora seja melhor visitar a pé as emblemáticas cidades de Florença e Siena, caso pretenda entretanto ver alguma coisa da “verdadeira” Toscânia, não há nada melhor do que alugar um carro.
A ventosa Via Chiantigiana é de longe uma das mais belas e mais bem preservadas estradas de Itália, tornando assim a viagem agradável e confortável.
Lá, as terras estão salpicadas de paisagens pitorescas e naturais, castelos e cidades fortificadas, e embora se consiga ver tudo num só dia, vai querer tirar pleno partido das vinhas que abundam naquela região. As paragens a meio da noite são o máximo!
Rumo a sul na saída de Florença pela tranquila e direita Via Senese, irá dar à Via Chiantigiana, onde a primeira paragem é em Greve (Chianti), a porta de passagem da região.
Depois de dar uma volta pelo jardim municipal, faça um desvio até à carismática cidade entre muralhas de Montefioralle, sita no alto de um cume. Não se esqueça de preparar a máquina fotográfica!
De lá, volte ao rumo principal, através da cidade de Panzano – sítio ideal para parar um pouco e comer alguma coisa – e a histórica Castellina. Por último, quando rumar pela floresta adentro, dará por si em direcção ao Oeste com destino a Gaiole, antiga terra vinícola. Lá poderá desfrutar dos frutos fermentados locais nas proximidades do Castello di Brolio, que tem a sua própria loja de vinhos. Merece um brinde!

Todos os caminhos vão dar a Roma

Road-trip-Italie-Rome-465262299

Haverá lá coisa melhor, quando se trata de viajar de carro por terras italianas, do que seguir as pegadas de uma antiga estrada romana? A Via Cassia, que liga Florença a Roma, é cravada de pinheiros e ciprestes, e muitas mais curvas e contracurvas do que aquelas que possam sugerir as suas raízes romanas.
Durante cerca de 6 horas a circular, a sair de Florença, há toda uma panóplia de destaques e desvios que vale a pena fazer ao longo do caminho para passar um dia em beleza.
À saída de Siena com direcção ao Sul, percorrerá cerca de 48 quilómetros de boa estrada até chegar à cidade etrusca de San Quirico D’Orcia onde as ruínas medievais, as vistas panorâmicas devido à sua localização e o retiro tranquilo dos jardins botânicos Leonini irão atraí-lo(a) para fora da estrada.
Mais a sul, à medida que for atravessando o município de Abbadia San Salvatore, siga as indicações para mais uma antiga estrada, a Via Francigena, que serviu uma vez de estrada principal para peregrinos chegados da Cantábria, os quais iam visitar os jazigos de São Pedro e São Paulo.
Se quiser apanhar ar fresco, faça uma paragem junto do lago Bolsena, ou rumo até ao sul com direcção à antiga cidade de Sutri, que fica no topo do Parque Nacional de Bracciano.
Todas estas atracções e mais algumas aguardam por si ao longo da vasta estrada que vai dar a Roma.

Desfrute da sua viagem de carro em Itália, pela costa Napolitana.

Road-trip-Italie-Naples-492817133

O sol beija as cidades e as vilas que se estendem ao longo da Costa Napolitana são o convite perfeito para uma demorada visita recheada de paragens para degustar uma refeição de marisco ou um verdadeiro gelado italiano.
Descubra Nápoles, a capital cultural do Sul de Itália, e depois pegue no carro e deixe-se deslumbrar pelas paisagens maravilhosas que esta costa tem para lhe oferecer.
Para fazer depressa a viagem entre Nápoles e Pompeia, opte por ir pela autoestrada A3 Napoli-Reggio Calabria. Para quem dispuser de mais tempo, talvez seja preferível optar pelas estradas costeiras (marginal) que lhes permitirão desfrutar de toda a paisagem costeira até chegar ao golfo de Nápoles. A Via Litoral permitir-lhe-á optar por um vasto leque de excelentes restaurantes com menus para todas as bolsas. Seja qual for o percurso que escolher, durante a viagem vai passar pelo imponente monte Vesúvio.
Em Pompeia, tire o máximo proveito dos vastos achados arqueológicos, fantasmagoricamente preservados, e pernoite com a consciência de que muitos dos hotéis oferecem estacionamento gratuito.
De Pompeia, demora menos de uma hora a percorrer a costa do Sorrento, com as suas ruas exuberantes e de beleza indescritível, com as suas lojas e cafés todos alinhados. Com o seu terraço com vista para o mar, o Foreigner’s club é o local perfeito para um almoço reconfortante, acompanhado por uma vista que não se encontra em mais lado nenhum.
E depois, para aqueles possuidores de uns nervos de aço poderão contornar o promontório de Amalfi, onde uma estreita estrada cheia de curvas e contracurvas permite subir ao promontório rochoso, será uma viagem inquietante, única, em Itália.

Uma viagem de carro por terras italianas que se distingue por ser na Sicília.

Road-trip-Italie-Sicile-Etna-485165354

Pode parecer pequena, mas a menina Sicília está pejada de coisas para ver, pelo que alugar um carro é a melhor opção para poder desfrutar das melhores vistas ao ritmo que lhe der mais jeito.
Dois dias na perturbadora Palermo chega e sobra para ficar com uma ideia do sítio antes de se fazer à estrada para este, ao longo da bonita estrada marginal, uma estrada cheia de coisas para ver.
A estrada que atravessa o centro da Sicília, via A-19, actualmente encontra-se encerrada e não parece que vá reabrir tão cedo.
Felizmente, a alternativa é a bonita SS120, apesar de ser uma estrada mais lenta, trata-se de uma estrada municipal que serpenteia tanto os cumes enrugados da ilha como os verdes vales. Faça uma pausa para almoçar em Cerda, onde a comidinha caseira da the Trattoria Nasca 2 lhe garante uma engenhosa escolha de pratos com alcachofra.
Quando chegar a Tremonzelli, já se vai estar novamente a fazer à auto-estrada, e é um tirinho até chegar à Catânia, onde poderá estacionar no porto e apanhar o autocarro para o centro de modo a poder dar um passeio pela Piazza del Duomo.
Depois são só mais 40 minutos ao volante pelas mais espectaculares estradas da Sicília até ao lado sul do Monte Etna. No Rifugio Sapienza poderá trocar o seu carro por um teleférico para percorrer o resto do percurso até ao cume. Prepare-se para um vislumbre da cratera inspiradora, as viagens pela Itália não podem ser mais explosivas que isto!

Explore os lagos na derradeira viagem de carro por terras italianas

Road-trip-Italie-Lac-de-Garde-462388869

.
O que é que se consegue obter quando se junta paisagem com uma vista de lagos, montanhas e florestas, com auto-estradas excelentes e um limite de velocidade máxima de 80 k/h?
É a receita para uma fantástica viagem de automóvel pelos Lagos do Norte da Itália (Lombardia).
Enquanto as estradas municipais que serpenteiam os lagos propriamente ditos são sinuosas e estreitas, a maior parte das estradas que as interligam são um sonho, para os entusiastas das viagens por estrada.
Milão é um grande ponto de partida para viajar pelo norte de Itália. A partir daqui, é apenas uma hora de caminho, a subir de Statale 36 para Lecco e daí para Bellagio, a pérola do Lago Como, ao longo da costa do próprio lago.
Bellagio é um dos melhores lugares para passar a noite, com casas coloridas e brilhantes com vista para o lago e para as montanhas.
Dirigindo-se para o Lago Magiorre, a nova estrada A36 evita-lhe ter de voltar a Milão, deixando-o/a mesmo na lindíssima A8 – A “estrada dos Lagos” – que o/a leva em direção à elegante cidade de Stresa.
Reserve algum tempo para desfrutar uma viagem de barco até à ilha de Isola Bella, quase toda ela preenchida pelo luxuriante palácio e jardins do Palazzo Borromeo. De volta à A8, pode-se dirigir para oeste, pela colorida floresta do Parque Nacional de Vale Grande, para finalmente chegar ao fim da sua viagem pelos Lagos italianos.

Comments

comments

Compartilhe o artigo