>  > 
Conheça as 5 melhores classificadas viagens de estrada por terras espanholas

Com algumas das melhores estradas da Europa, a percorrer de lés a lés paisagens de cortar a respiração, fazer-se à estrada por Espanha não tem de ser nenhum bicho de sete-cabeças. No meio de tanto por onde escolher, o único desafio reside precisamente em decidir para onde ir e quais os melhores locais para parar ao longo do caminho.

 

 

Aproveite a boleia por terras espanholas para explorar a Catalunha

1-Road-trip-Espagne-Catalogne-Cadaques-179092073

Barcelona pode até ser a vibrante capital da Catalunha, mas poderá encontrar muitas outras atrações da região pela costa fora em direcção ao Norte a chegar à fronteira francesa.
Ir além da zona de Girona e optar por alugar um carro é a decisão mais acertada quando se trata de explorar os tesouros espalhados por terras de Espanha.
A torre medieval de Cadaqués, branquinha como a cal, fica a pouco mais de 1 hora de carro, a Norte. Historicamente rica e repleta de ruelas antigas e edifícios medievais, é uma óptima escolha para uma manhã bem passada aquando da sua viagem de carro por terras de nuestros hermanos. As vistas que se tem da Igreja de Santa Maria são particularmente memoráveis.
Outro percurso igualmente interessante desde Girona é o que leva a Besalu, a torre medieval mais bem preservada da Catalunha. Pelo caminho, uma vez na estrada C-66 já a chegar a Serinyá, aproveite e faça uma breve paragem para explorar as caves pré-históricas de pintura rupestre, de cuja existência naquele sítio quase ninguém sabe.
Depois, se ainda tiver um tempinho, porque não rumar pelas estradas secundárias com saída em Girona em direção ao Sul e ir pela Costa Brava fora? A baía cor azul-turquesa de Begur é apenas uma das diversas pequenas terras piscatórias onde poderá parar para esticar as pernas e para um descansado almoço.

Viagens de Estrada por terras espanholas – nas pegadas dos Mouros

2-moors

Há muito que as cidades heterogéneas do sul de Espanha têm sido um ponto de encontro para os viajantes vindos de bem longe, sendo que as fortes influências da antiga ocupação dos Árabes continuam a fazer-se notar ainda nos nossos dias.
Nada melhor do que ter como ponto de partida a magnífica cidade de Granada onde a Fortaleza vermelha de Alhambra faz contraste com as montanhas. À medida que se vai afastando daquele lindo cenário, deixa-se para trás pequenas pérolas conhecidas, nomeadamente o pacato oásis nos jardins Carmen de los Mártires, que são uma agradável e inesperada surpresa.
À saída de Granada, apesar de ser a mais lenta, a N-432 é a mais cénica das estradas que vão dar a Córdoba, em todo aquele panorama montanhoso. Vale a pena passar a noite na cidade para desfrutar assim do dia inteiro para ir à descoberta daquelas ruelas e da Mesquita-Catedral com a sua rica mescla de estilos de inspiração católica e moura.
De volta à estrada, as autoestradas do norte de Andaluzia tendem a ser pouco transitadas. Por isso, de Córdoba até Sevilha, conte com uma viagem pacata a uma velocidade de cruzeiro, numa autêntica viagem ao paraíso! Então, com as temperaturas a subirem, ao final da tarde, delicie-se com um gelado na gelataria La Abuela, na zona de Éjica.
Deste ponto para a frente, conte com uma condução tranquila até chegar a Flamenco nesta sua viagem rodoviária por Espanha com pitada de generosa ajuda dos habitantes do Norte de África.

Viagens de estrada por terras de Espanha – País Basco, das montanhas até ao litoral

3-Road-trip-Espagne-Pays-Basque-482278961

Mesmo tratando-se da região montanhosa do País Basco, considerada a infraestrutura de estradas por excelência, isso não significa que esta viagem de estrada por terras espanholas tenha de estar fora do seu alcance.
Inicie a sua rota na encantadora cidade à beira-mar de São Sebastião e delicie-se com os pinchos – assim alcunhadas as tapas locais – no Borda Berri, que é um dos mais frescos dos vários restaurantes de elevada qualidade que se encontram naquela zona.
Depois, agarre no seu carro de aluguer e faça-se à estrada com destino a leste até chegar à fronteira francesa, onde irá apanhar a N-121-A. Com poucas curvas acentuadas, esta estrada permite usufruir de um prazeroso passeio pelas montanhas do Parque Natural Aiako-Harria.
Poderá seguir directamente até Pamplona, mas, com uma condução tão agradável como esta, que tal fazer um desvio e dar uma saltada até ao Vale Baztan, repleto de picos verdes por entre aldeias idílicas recobertas de casinhas caiadas e de flores?!
Vá até às cavernas das bruxas em Zugarramurdi – com uma paragem para beber um refresco e comer uma saudável sanduiche no rústico bar Txokoto em Elizondo – antes de regressar à estrada com destino final a Pamplona.
Em menos de hora e meia dará por si na cidade histórica, rodeado(a) de muros medievais. Arranja-se facilmente estacionamento em Pamplona, pelo que pode circular por lá sem problema de maior a menos que as datas coincidam com a altura das festas, quando as ruas estão por conta dos touros.

Viagens de estrada por terras de Espanha , um pulo até Grande Canária

4-Gran_Canaria

Só faltaria mesmo uma ilha como a de Lanzarote nesta viagem de automóvel em terras de Espanha que em nada se compara na Terra.
As quase desenhadas paisagens do Parque Nacional Timanfaya daquela ilha são de tal forma deslumbrantes que é frequente mencioná-las como sendo estradas que levam à Lua.
Em apenas 15 minutos com saída da famosa praia de Playa Blanca – óptima para tomar o pequeno-almoço com vista sobre o mar – chega às paisagens acidentadas onde a estrada tece o seu caminho até às rochas escurecidas.
Prepare-se para chegar a bom porto e atempadamente nas melhores das condições e em estradas limpas, onde predomina a boa organização e tem garantia de condições de estacionamento sem problemas de maior. Também encontrará um pequeno restaurante onde servem kebabs que assam nas rochas vulcânicas como a coisa mais natural do mundo.
Saindo do parque, deixe-se guiar pela própria ilha. Por ser pequena, em apenas 50 minutos, consegue explorar as misteriosas grutas vulcânicas em Cueva de los Verdes, logo ali na outra extremidade da ilha. Ou então poderá ir dar um mergulho nos recifes coloridos do lindo Puerto del Carmen, a apenas 20 minutos de automóvel.

Viagens de carro no coração da Espanha: Destino Madrid

5-Road-trip-Espagne-Avila-La-Mancha-482036264

Se houvesse um lugar onde se pudesse ver a genuína Espanha em toda a sua plenitude, então esse lugar seria a região de Castela e Leão, terra espiritual. Porém, não é nada que consiga apreciar se for pela autoestrada; a única forma de conseguir tal proeza durante a sua viagem de carro por terras de Espanha é explorando os seus caminhos.
Começando por Salamanca, indo pela estrada, ficará a pouca distância de alguns dos gemes invisíveis de Castela. Apanhe a SA-210, que embora seja uma estrada estreita leva direitinho até Sierra de Francia, deixando no rasto paisagens a perder de vista à medida que for percorrendo quilómetro após quilómetro, uns atrás dos outros.
Faça uma paragem na pequena aldeia de La Alberca e tenha assim uma pequena ideia da autêntica e genuína Espanha tal como ela é; casinhas de madeira, ruas pavimentadas de paralelos e charme para dar e vender. Abasteça-se com algo para comer pelo caminho na loja tradicional Despensa del Solano.
Nas proximidades de Mogarraz e San Martín del Castañar encontram-se duas aldeias que merecem uma visitinha, antes de se dirigir às imponentes torres da antiga Ávila e respetivas muralhas dramáticas, local ideal para fazer uma pausa e esticar as pernas.
Quando sair de Avila, guie em direção ao oeste e aventure-se pelas pitorescas margens do parque nacional Cuenca Alta del Manzanares até chegar à capital (Madrid), a faceta moderna da Espanha e simultaneamente a derradeira paragem de uma viagem de carro, que é um clássico.

Comments

comments

Compartilhe o artigo