>  >  > 
Road Trip: na estrada em busca dos tesouros da Costa Brava

Ao volante da sua viatura de aluguer Europcar, parta à descoberta das ruas catalãs e das múltiplas belezas desta região de Espanha, tão orgulhosa da sua identidade e do seu património.

Com partida de Barcelona, capital económica e cosmopolita, reputada pela sua atmosfera festiva e suas riquezas históricas, desfilam no seu retrovisor as paisagens variadas do litoral turístico da Costa Brava, pontuado de vilas piscatórias encravadas nos rochedos, mosteiros pitorescos, enseadas selvagens, praias dedicadas ao lazer e terrenos vitícolas.

Escapada em Lloret de Mar através da estrada da costa

1_upMTavR

Após as Ramblas, a Sagrada Família, o Parque Güell e outros charmes da capital catalã atrás de si, outros tesouros da Costa Brava estão acessíveis de carro, a alguns 80 quilómetros de distância, emprestando a autoestrada da costa.

Chegados a Lloret de Mar, no coração de uma cidade toda ela contrastante, junte-se às festas cheias de energia da juventude catalã ou passeie pelos recantos da natureza ainda virgem. Construída numa terra cheia de história e de tradições, esta pequena cidade à beira-mar acolhe desde várias gerações, inúmeras manifestações culturais e festivas, entre elas a famosa semana de primavera dos estudantes europeus, o «Spring Break».

Ao emprestar a nacional GI-682, siga a costa e descubra um outro aspeto de Lloret: mais do que uma estação balnear turística e popular, um espaço dedicado também à natureza, com inúmeros calanques, pinhais sombreados, enseadas selvagens e diversas praias de areia dourada que convidam à descontração e serenidade, tais como Santa Cristina, Canyelles ou a Cala Banys, acessível de carro a partir do castelo de Sant Joan.

Destino Girona, no coração da autêntica Catalunha

2_EBHPPot

Apenas precisa de uma meia hora de estrada para percorrer os 42 quilómetros que separam a imponente Lloret da pacífica Girona e reencontrar a autêntica Catalunha, onde as festas celebram as riquezas da história local e as tradições de uma província orgulhosa da sua identidade.

Lugar de passagem outrora fundado pelos romanos na via Augusta, eixo estratégico que ligava a Gália à Península Ibérica, Girona merece que você perca ali algum tempo. Com os Pirineus como pano de fundo, na confluência de quatro rios, Girona possui um charme inquestionável. Será devido à sua velha cidade pitoresca, cujas muralhas, a catedral e os antigos banhos árabes revelam um incrível património histórico? A uma certa arte de viver que se sente nos mercados ou nas ruas animadas? Às descobertas saborosas que o esperam nos restaurantes, dos quais não menos de 13 estrelas concentrados na província de Girona aliam as tradições culinárias locais e as inovações gastronómicas? De qualquer forma, não se arrependerá da sua paragem na «Florença catalã»!

Ampúrias: via de acesso à Catalunha histórica

3_s0wED5P

A partir de Girona, em menos de uma hora pelas estradas catalãs, pode alcançar Ampúrias, porto emblemático de entrada da antiga civilização grega na Península Ibérica e lugar de chegada da chama olímpica em 1992. A aproximadamente dois quilómetros a norte da estação balnear de Escala, estacione o seu carro para visitar os vestígios greco-romanos do sítio arqueológico. Renda-se à magia das paisagens de Ampúrias, das ruínas espetaculares às praias que se estendem por quilómetros.

Cadaqués, uma passagem que vale o desvio

4_E3zmtsX

Entre mar e montanhas, a este da Espanha continental, Cadaqués faz parte dessas belas vilas da Costa Brava que merecem absolutamente uma paragem no seu itinerário de viagem. O acesso é feito através de Roses, seguindo os cordões que serpenteiam entre as enseadas de cascalho ou de areia por cerca de vinte quilómetros. Ao fim do seu itinerário, reserve algum tempo para passear entre a igreja e as casinhas de Cadaqués e absorva o charme ainda intacto desta ilhota de charme imaculado, fonte de inspiração de pintores tão famosos como Picasso ou Dalí.

O Cabo de Creus, da estrada de falésias à estrada de vinhos

5_q6ly0cJ

Na extremidade oriental da Península Ibérica e dos Pirineus, o seu percurso guia-o ao Parque Natural do Cabo de Creus, um promontório íngreme sobre a água azul do Mediterrâneo. A estrada de falésias oferece-lhe inesquecíveis perspetivas dos rochedos vertiginosos e das enseadas discretas.

Pelo caminho, faça uma pausa para saborear e descobrir as delícias originais da Costa Brava e dos Pirineus: frango com lagosta, chocos e almôndegas…

E continue a deliciar-se através da Estrada de vinhos na região de Empordà, onde, nas proximidades do Cabo de Creus, pode experimentar o enoturismo e descobrir a essência do território catalão na tradição mais pura. Reconhecidas por resistir a Tramontana que sopra na região, as vinhas entre mar e montanha produzem castas Grenache classificadas DOC. Encontrará estes tintos saborosos, estes brancos frescos e rosés leves nos restaurantes dos arredores, mas aguarde antes de voltar a pegar no volante!

Comments

comments

Compartilhe o artigo