>  >  > 
Viagem por estrada na Austrália

De Perth a Exmouth, a estrada Indian Ocean Drive revela-se por 2800 quilómetros e garante-lhe uma road trip inesquecível na costa oeste australiana, enquanto as terras vermelhas, áridas e despovoadas de Outback se estendem até às ondas de cor índigo do Oceano Índico. Relaxamento total garantido ao longo de um itinerário espetacular onde desfilam sob os seus olhos praias de areia branca, recifes de corais, aldeias piscatórias e parques naturais de relevos acidentados. Se quiser viajar com completa autonomia, nada como o aluguer de um carro, uma van ou um 4×4 para descobrir as riquezas da fauna e da flora do suberbo litoral.

Mas certifique-se que respeita a regulamentação em vigor nas estradas australianas. Deve ter no mínimo 21 anos, possuir uma carta de condução internacional (gratuita, válida por 3 anos e renovável), não ultrapassar os limites de velocidade (50km/h nas cidades e 110km/h nas estradas e autoestradas) e verificar o estado da rede rodoviária que varia em função do ano, segundo o clima. E sobretudo, não esquecer que na Austrália, conduz-se à esquerda! Um simples hábito que aprenderá mais facilmente ao alugar um carro automático…

De carro de Perth ao Deserto dos Pináculos

pinnacles

Ao fim de aproximadamente 250 quilómetros e duas horas de trajeto entre Perth e Darwin, chegará com admiração em frente ao deserto dos Pináculos, primeira etapa do seu percurso pelas estradas do oeste australiano. Um caminho especialmente concebido para a travessia de carro desta impressionante paisagem, tão incrível como inédita, onde estalagmites rochosas, de todos os tamanhos e diversas formas, surgem de um campo de areia ocre e apontam as suas agulhas de calcário em direção ao céu através das dunas.

Kalbarri, um sítio que vale o desvio

kalbarri

Retome a estrada em direção ao norte para percorrer cerca de 400 quilómetros de distância entre os Pináculos e o parque natural de Kalbarri. Com a mata como único horizonte, tem a sensação de guiar no meio do nada durante horas. Tenha atenção para não passar a bifurcação em direção ao oeste após Geralton, a «grande» cidade da região onde pode abastecer. O parque natural de Kalbarri espera-o não muito longe dali, atravessado pelo Murchinson River. Um só troço de estrada pavimentada percorre este imenso planalto que prossegue até ao oceano, oferecendo um prestigioso panorama de falésias abruptas, mas o Natural Window apenas é acessível a pé, deverá estacionar o veículo ou fazer um grande desvio para admirar este famoso rochedo furado, emblemático do parque.

Etapas seguintes: Monkey Mia e Shark Bay

shark_bay

Continue a sua rota subindo a costa a 300 quilómetros mais a norte. Sendo a velocidade limitada e certas vias unicamente praticáveis por veículos a quatro rodas, prefira alugar uma van do que um carro pequeno para se aventurar nas estradas de areia grossa. Shark bay é uma enseada paradisíaca, reputada pela diversidade e a riqueza da sua fauna marítima: tubarões, golfinhos, baleias, raias manta e outros pássaros marinhos, entre outros. Sem contar que ao acompanhar as falésias na estrada principal que domina a baía, proporciona-lhe um panorama excepcional nos fundos marinhos literalmente transparentes.

Depois de uma pequena paragem em Shell Beach, uma praia inteiramente coberta de conchas, quando sai da estrada principal pelo caminho de terra que leva a Eagle Buff, tenha cuidado com os cangurus que surgem por vezes inesperadamente em frente ao seu veículo.

Programe o Dolphin Show de Monkey Mia na sua folha de viagem no momento em que os guardas e os voluntários alimentam os tubarões organizando um sorteio para que os viajantes participem.

Direção Coral Bay

coral_bay

A caminho da sublime praia de Coral Bay, uma pequena estação balnear de uma centena de habitantes, situando-se a 1200 quilómetros a norte de Perth e a 120 quilómetros a sul de Exmouth e ideal para os amantes de mergulho. Se sonha em aproximar-se dos tubarões-baleias, siga a pequena estrada que leva a Paradise Beach, onde pode interromper a sua road trip para uma inesquecível escapada no mar. Se preferir manter os pés no chão e as mãos no volante, numerosos safaris em 4×4 são organizados com partida de Coral Bay, nomeadamente para partir ao encontro dos cangurus, emas ou tartarugas que evoluem nos parques vizinhos.

Exmouth, destino final da sua road trip no oeste australiano

perth

Após 200 quilómetros de estrada ao longo da costa oeste australiana, chega ao término da sua viagem penetrando o coração do parque Ningaloo Reef onde se encontra Exmouth, pequena localidade turística e ponto de partida ideal para ir ao incontornável Cape Range National Park, 40 quilómetros mais longe. Quer aceda o local pela estrada do norte pavimentada ou por uma das pistas 4×4, conduza devagar de forma a observar de perto os cangurus que não vão parar de cruzar e, por outro lado, admirar o espetacular contraste entre as falésias escarpadas, os recifes de coral e as águas turquesa contornando as praias de areia fina.

Para concluir a sua viagem em grande estilo e descansar depois desses dias de condução ao sol, retome uma última vez a estrada e faça uma caminhada aquática a Ningaloo Reef, o local perfeito para aproveitar as profundezas marinhas e a barreira de coral desta costa oeste que, apesar de menos famosa que a sua vizinha do este, não fica nada atrás.

Comments

comments

Compartilhe o artigo