>  >  > 
Road Trip: descobrir a Sicília, Palermo a Siracusa

Descobrir a Sicília de carro dá-lhe a oportunidade de explorar a maior ilha do Mediterrâneo e de aproveitar plenamente – de Palermo a Siracusa – o seu charme característico, caleidoscópio de civilizações antigas, influências medievais orientais e ocidentais e apreciar toda a exuberância do estilo barroco.

Percorra a ilha ao seu ritmo e com máxima liberdade, aproveitando a qualidade da rede rodoviária e o clima mediterrânico para demorar-se nas cidades, cosmopolitas e exuberantes, muitas vezes famosas por ilustres pintores, cantores ou cineastas. Descubra as múltiplas facetas desta joia da Itália onde as terras vulcânicas, as praias ensolaradas, o remarcável património cultural e arquitetónico, os prazeres da mesa são vantagens de uma estadia memorável.

Ao longo do seu percurso, alterne entre estradas de duas vias e estradas menos frequentadas e parta à descoberta dos tesouros da Sicília.

Com partida do aeroporto de Palermo, tem apenas 30 quilómetros de trajeto para ir ter ao centro da cidade. Não deixe de admirar os magníficos edifícios históricos e os monumentos de estilo barroco que fazem o charme da capital siciliana, um sítio caloroso numa vasta baía entre mar e montanha.

A caminho da Sicília antiga via Agrigento

1_MYqryTF_F34PHJu

Para chegar a Agrigento com partida de Palermo, pode efetuar uma parte do seu trajeto ao tomar a autoestrada até Erice, magnífica aldeia emblemática da Sicília antiga. De seguida, mude de itinerário ao percorrer a costa rodeada por salinas e moinhos de vento antes de chegar a Agrigento. Situado a meio caminho entre Palermo e Siracusa, o sítio arqueológico de Agrigento permanece uma atração principal da Sicília, classificado património da humanidade pela Unesco. O seu Vale dos Templos e os seus vestígios de uma antiga cidade levam-no do século atual para a Antiguidade.

Siracusa, a incontornável etapa do seu percurso siciliano

2_N1Nomyd_iKJr9iW

Basta conduzir por duas horas e meia para percorrer os 200 quilómetros e descobrir Siracura, cidade marítima considerada a justo título como a cidade mais bela da ilha. Perceberá o porquê ao visitar os seus magníficos monumentos, quer seja a catedral, o Teatro Grego cavado na rocha ou a Orelha de Dionísio situada numa antiga pedreira. Além do seu cenário excepcional, Siracura reserva deliciosas surpresas gastronómicas como o spaghetti à la bottarga de atum, as salsichas em vinho branco e grãos de funcho ou cannoli, saborosos bolinhos doces com creme de ricotta.

Uma escala em Taormina, entre o mar e o vulcão

3_peHbtGx_AJVK5m6

Uma vez que tenha explorado os menores recantos de Siracusa, visite Taormina, cerca de 120 quilómetros mais afastado na costa este. Livre para planear o seu itinerário, beneficie da visita da cidade ao fim do dia e junte-se aos locais que, a essa hora, vestem-se bem, deambulam pelas ruas deste Saint-Tropez siciliano, param para comer um gelado ou um latte di mandorla. Na parte superior, Taormina revela numerosas joias arquitetónicas e culturais: a sua vila medieval, os seus palácios góticos e o seu antigo teatro grego onde espetáculos ocorrem ainda atualmente.

Se prefere escapadas na natureza do que turismo cultural, Taormina oferece-lhe igualmente um fantástico ângulo mirando o mar de um lado e fazendo face a Etna do outro. Na parte inferior, pode aceder às praias de sonho emprestando caminhos de travessia arenosa. Bem como reservar algum tempo para uma excursão ao vulcão, terá provavelmente a oportunidade de assistir a uma das frequentes erupções do Etna, um espetáculo tão inédito como impressionante, que vale enormemente o desvio!

Marsala numa encruzilhada

4_zksUDIF_RhXvFJ7

Continue a sua rota sob medida bifurcando em direção à província de Trapani, no litoral ocidental siciliano. Ao longo dos caminhos, os numerosos viadutos oferecem-lhe incomparáveis ângulos dos charmes variados de uma região costeira e agrícola, onde longas praias e falésias vertiginosas alternam com vinhas e campos de árvores de frutos. Com partida de Marsala, vários itinerários inéditos propõem descobrir uma faceta insólita da Sicília: Faça a ligação de Marsala e Agrigento pela Cala dei Turchi, uma via costeira panorâmica que desenrola largas curvas numa pedreira transformada ao longo do tempo pelos ventos marinhos e uma falésia de giz imaculada.

Registe no seu GPS a famosa estrada de vinhos que serve toda a Sicília ocidental desde esta província onde se fabricam os néctares de grande qualidade, deliciosos Moscatel e o vinho de marsala, uma bebida licorosa reputada pela sua qualidade de fabricação na tradição artesanal, historicamente conhecido como o vinho de Vénus e utilizado nas cozinhas italianas como ingrediente principal do tiramisú.

Antes de terminar o seu percurso retomando Palermo, siga a Via del Sale ao longo da costa, esta estrada do sal típica da região onde antigos moinhos de vento holandeses e salinas se estendem por mais de 900 hectares de Marsala a Trapani.

Comments

comments

Compartilhe o artigo