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As 7 etapas para trocar um pneu

Pesadelo de muitos condutores, o pneu furado acontece, frequentemente, no momento errado e no local errado. Embora muitos condutores subscrevam serviços de assistência em viagem que se encarregam de trocar os seus pneus verifica-se, no entanto, que é adequado e inteligente saber fazê-lo eles mesmos. Um furo, sendo um fenómeno bastante comum, os fabricantes de automóveis têm feito o seu melhor para tornar o processo de trocar um pneu acessível a todos. Eis os 7 pontos que lhe vão permitir fazer face a qualquer furo.

1. Pare a viatura num local seguro

A primeira coisa a fazer é encontrar um local seguro para parar. Se o furo tiver lugar numa autoestrada, saia na saída seguinte, mesmo que isso implique conduzir com um pneu vazio. Não estacione numa curva, as viaturas que chegam podem não o ver a si. Encontre um local que seja, ao mesmo tempo, afastado da circulação mas também estável, visível e plano.

2. Tire as ferramentas

Uma vez estacionado, desligue o motor, ligue as luzes de aviso de perigo, puxe o travão de mão. Preferencialmente, deve engatar uma mudança (a primeira ou, eventualmente, a marcha-atrás). Se a sua caixa é automática, opte pela posição “Parking” (P). Depois, vá buscar o macaco, a chave a a roda no porta bagagens da viatura e deposite-os perto do pneu furado.

3. Posicione o macaco.

Posicionar bem o macaco é muito importante. Conforme os modelos de viaturas, o local para posicionar o macaco pode variar. Não hesite em consultar o manual de instruções. O macaco possui uma pequena garra para colocar nos encaixes que se encontram logo atrás dos arcos das rodas da frente, ou à frente das rodas traseiras.

3. Retirar as porcas

Uma vez que o macaco esteja bem posicionado, eleve o veículo sem, todavia, o levantar do chão. Seguidamente, retire o embelezador e afrouxe as porcas da roda girando a chave para a esquerda (no sentido inverso aos ponteiros de um relógio) sem, no entanto, a retirar da jante. É preferível uma chave em cruz para maior facilidade.

4. Eleve a viatura

Eleve a viatura apenas até que o pneu se encontre a cerca de quinze centímetros do chão. Tenha muita atenção ao macaco. Este último deve ficar estável, direito e perpendicular. Se não for o caso, volte a descer a viatura e recoloque o macaco corretamente.

5. Retire o pneu furado

Com a viatura elevada, retire as porcas uma por uma, desenroscando-as no sentido inverso ao dos ponteiros de um relógio. Depois, retire o pneu furado a direito na sua direção, num movimento horizontal, a fim de o retirar da base da roda.

6. Coloque no lugar a roda suplente.

Verifique o estado da sua roda suplente antes da montagem. A válvula de enchimento deve estar posicionada virada para o exterior. Coloque a roda na viatura e aperte os parafusos à mão. Esta operação deve realizar-se sem resistência.

7. Recoloque o veículo no chão.

Descenda, suavemente, o seu veículo até ao chão e termine de apertar a roda. Volte a pegar na sua chave e aperte os parafusos tanto quanto possível. Depois, recolocar o embelezador.

Operação terminada, só lhe resta arrumar o pneu furado e as ferramentas no porta bagagens.

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