>  > 
Como reduzir o seu consumo de combustível ?

Quer por motivos económicos quer ambientais, a redução do consumo de combustível no dia a dia representa uma questão cada vez mais frequente para os automobilistas. Mas, na realidade, nem sempre é fácil saber como fazê-lo concretamente. Algumas dicas diárias para o ajudar a adotar uma condução amiga do ambiente.

Agilizar a sua condução

A velocidade é um dos fatores mais importantes na redução do consumo. Por exemplo, sabia que é possível economizar 20% de combustível ao diminuir a sua velocidade de cruzeiro em 20 km/h ? Utilize o motor para travar e antecipe a sua travagem para uma condução mais segura e também mais económica.
Otimize as suas mudanças de velocidade passando para uma mudança superior quando fizer cerca de 2 000 rotações/minuto.
Além disso, um regulador de velocidade pode revelar-se bastante útil para os que fazem um grande número de quilómetros.

As boas atitudes quando está parado

À espera numa passagem de nível, preso num engarrafamento, no posto de gasolina ou num semáforo, particularmente, demorado: desligando o motor quando estiver parado mais de 30 segundos, pode economizar até 15% de preciosos combustível.
Os veículos equipados com um dispositivo Stop & Start (também chamado Sistema de stand-by) irão fazê-lo automaticamente por si sempre que se encontrem parados.

A climatização com moderação

Nem sempre pensamos nisso, mas a climatização pode representar um sobre-consumo, podendo ir até aos 0,8 l por cada 100 km.
Abra os vidros quando circular a uma velocidade moderada, poderá refrescar, eficazmente, o habitáculo.
Nos engarrafamentos, pense em passar a modo “reciclagem” a fim de não respirar os fumos de escape vizinhos, renovando o ar já presente no habitáculo.

Verifique a carga do seu veículo

O cortador de relva ou o caixote de mudanças que vive no seu porta-bagagens há meses, está a ver ? A médio e longo prazo, o peso e a carga da sua viatura têm uma incidência importante sobre o consumo de combustível: evite atafulhar o porta-bagagens e os bancos de trás com objetos inúteis aos seus trajetos diários.

Otimize os seus trajetos

A redução inteligente do seu consumo passa, igualmente, por uma gestão otimizada dos seus trajetos. Antes de pegar no volante, não hesite em consultar o estado do trânsito.
Quando estão previstos engarrafamentos, antecipe um itinerário alternativo ou altere a hora da sua partida. Pense também em otimizar o número de passageiros por veículo e por trajeto.

Com todos estes conselhos, conduza de forma mais inteligente, e aproveite melhor o seu orçamento! O planeta irá agradecer-lhe !

Comments

comments

Compartilhe o artigo