>  > 
Surf em Portugal: os nossos 5 melhores spots ao longo da costa do Atlântico

O Surf em Portugal é frequentemente sinónimo de excelência. É nomeadamente aqui que vêm treinar numerosos profissionais do WCT e, todos os anos, é surfada uma das ondas mais colossais do mundo ao largo do pequeno porto da Nazaré. A vasta costa do Atlântico portuguesa oferece-se aos surfistas a vários níveis, e pelo pouco que possa explorá-la, ela garante-lhe sensações e paisagens de cortar a respiração. O verão (que pode ir de maio a setembro) é frequentemente ventoso, o que pode tornar as condições de surf mais exigentes. Algumas precauções serão, portanto, de ter em conta (não é raro andar com um fato de mergulho no verão, por exemplo). Revisão detalhada dos nossos spots preferidos em Portugal.

Supertubos, Peniche : o nome diz tudo

Supertubos

Quando funciona, este spot oferece ondas de uma rara perfeição. Esta praia de areia situa-se nas proximidades da pequena cidade de Peniche, que também oferece encantos turísticos apreciáveis. De fácil acesso de carro, ela é agradável e vasta. Pode esperar vislumbrar perfeitos barris de esquerda (e alguns curtos de direita) que podem, em dias bons, atingir os 4 metros ! Este spot exigente destina-se sobretudo aos surfistas experientes.

Surf e turismo em Coxos, Ericeira

Coxos

Ericeira é uma pequena cidade típica da costa portuguesa situada a 40 minutos de Lisboa. Se a própria cidade já justifica um desvio até lá, é também um ponto de encontro de surfistas conhecidos mundialmente. Aqui, cuidado se é principiante : as fortes correntes podem afastá-lo se não estiver atento. A presença de rochas e a violência das ondas que se desenrolam em direitas e têm exatamente os 5 metros (no inverno) podem criar condições difíceis. A sua proximidade a Lisboa irá levá-lo por vezes a cruzar muito mundo… Mais vale privilegiar os períodos fora de férias.

Surfar na cidade de Carcavelos perto de Lisboa

Carcavelos

Carcavelos é sem dúvida o melhor compromisso entre a atração da cidade (para os que estiverem também interessados em visitar a capital portuguesa) e as vantagens de um spot de surf de grande qualidade. Você pode mesmo chegar lá de comboio em menos de uma hora ! A praia de areia, muito apreciada pelos lisboetas é facilmente acessível a pé. Carcavelos oferece uma esquerda regular e constante e a garantia de ter uma bela sessão a alguns minutos de Lisboa.

Arrifana, Algarve : uma praia entre uma escolha pletórica

Arrifana

No sul do país, no Algarve, os spots oferecem apenas o embaraço da escolha aos surfistas-exploradores. A praia da Arrifana, por exemplo, parece forçosamente um pequeno canto de paraíso perdido. Relativamente pouco acessível a partir da estrada (terá de andar um pouco), ela é bastante selvagem com rochedos que podem apanhá-lo de surpresa no momento da subida ao break. As esquerdas e direitas atraem numerosos residentes locais e surfistas de passagem, amadores como confirmados. Se considerar que a praia está demasiado cheia, pegue na sua viatura e vá explorar os arredores da costa : os spots são imensos na região.

North Canyon, Nazaré : o mito

Nazare

Atenção : ondas enormes ! É aqui que se fala das maiores ondas do mundo ; não admira, visto que se trata do desfiladeiro subaquático mais profundo da Europa. Bem se pode dizer que as correntes se agitam. A onda destaca-se : a praia é apenas acessível caminhando um pouco. Mas o resultado vale a pena : ondas direitas e esquerdas avassaladoras reservadas apenas aos surfistas experientes (a maior parte das vezes, apoiados por jet ski de segurança e take off assistidos).

Comments

comments

Compartilhe o artigo